terça-feira, 14 de agosto de 2018

MES DE VALORIZAÇAO DA PATERNIDADE - MS


O mês de valorização da paternidade foi instituído pelo Comitê Vida, grupo de trabalho intersetorial que integra profissionais de organizações governamentais e não-governamentais, universidades e demais pessoas e instituições interessadas. A Coordenação Nacional de Saúde do Homem (CNSH) apoia essa inciativa e estimula que seja desenvolvida em todo território nacional. A ação é baseada em um dos eixos prioritários da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (Pnaish): O eixo de Paternidade e Cuidado.
O eixo da Paternidade e Cuidado consiste em incentivar a presença de homens acompanhando suas parceiras nas consultas de pré-natal, e traz a ideia de que o acesso dos homens aos serviços de saúde para participar dessas consultas, também pode ser potencializado como momento de promoção do autocuidado e educação em saúde.
Ponto fundamental para implementação desse eixo é a estratégia pré-natal do parceiro que tem como objetivo sensibilizar trabalhadores de saúde, sobre a importância do envolvimento dos pais e futuros pais na lógica dos serviços de saúde ofertados, possibilitando que eles realizem seus exames preventivos de rotina e também testes rápidos de sífilis, hepatite e HIV; Atualizem o cartão de vacinação; Participem de atividade educativas desenvolvidas durante o pré-natal; Sejam estimulados a participarem dos momentos do parto e cuidados com a criança e ao mesmo tempo exerçam uma paternidade ativa.
Diante do exposto, a Coordenação Nacional de Saúde do Homem convida a todos os gestores e profissionais de saúde a desenvolverem ações de Paternidade e Cuidado em especial nesse mês de agosto.
O tema para esse ano será: 
Direitos dos homens para o exercício da paternidade ativa 
SLOGAN: SOU PAI, TENHO DIREITOS!
Este Informe Técnico é da Coordenação Nacional do Homem - Responsavel pelo Programa Saude do Homem na IV URSAP - Rubia Maria de Araujo Cunha - Nucleo Técnico

Nenhum comentário:

Postar um comentário