quinta-feira, 13 de março de 2014

AÇÕES DO "FIQUE SABENDO" REALIZADAS PELA IV URSAP HOJE NO SESC SERIDO


Técnicas da IV URSAP - Gisane Oliveira (Enfermeira),Rubia Cunha (Psicopedagoga) e Symone Medeiros (Psicóloga) formaram a equipe de apoio que acompanhou esta ação.
José Éder explica a diferença entre HIV e AIDS e a importancia de se fazer o teste rápido, e as consequências de não procurar ajuda a tempo,quando acometidos pelo vírus.
Aconteceu hoje pela manhã ,mais uma ação do FIQUE SABENDO,do Programa DST-AIDS, numa parceria da IV URSAP-SESAP, na Sede do SESC SERIDÓ.O coordenador do Programa, Dr.José Éder de Medeiros, Psicólogo, fez uma explanação sobre HIV-AIDS, e em seguida a equipe implantou na sala um teste rápido, que, aos quinze minutos já emitia o resultado, em sala particular, para cada cliente que dispôs a fazer o teste.Ainda contamos com a presença na equipe de teste rápido,de Dr.Samek Brito, farmacêutico e bioquímico.
O Vírus da Imunodeficiência Adquirida é o causador da Aids. Ao entrar no organismo humano, ele se instala nas células do sistema imunológico, responsáveis pela defesa do corpo. As célular mais atingidas pelo HIV são os linfócitos CD4+, justamente aquelas que comandam a resposta específica do corpo diante de agentes como vírus e bactérias.
Instalado dentro das células, o vírus consegue se multiplicar e se espalhar pela corrente sanguínea, contaminando outras células. Com a defesa do corpo prejudicada pelo vírus, a pessoa infectada fica sujeita ao aparecimento de vários tipos de doença.
Mas o HIV pode levar vários anos dentro de um organismo antes de aparecerem os primeiros sintomas. Isso depende do estado de saúde da pessoa, principalmente. Por isso, ser portador do vírus HIV é diferente de ter Aids.

Nenhum comentário:

Postar um comentário