terça-feira, 28 de maio de 2013

ESTUDANDO SOBRE AS SÍNDROMES

Há pouco tempo, vimos na TV, um caso de surto psicótico, onde o senhor chegou a matar um casal de vizinhos e em seguida se matou.Como era portador da Sindrome de Guillain Barrè, alguns acharam que o surto foi provocado pela doença, mas...psiquiatras explicam que esse tipo de síndrome não ataca a parte mental, emocional, de uma pessoa, haja vista que ela é puramente de origem física.
A síndrome de Guillain-Barré é uma doença autoimune  (o sistema imunológico do corpo ataca a si próprio). A causa exata da síndrome de Guillain-Barré ainda é desconhecida. A síndrome pode ocorrer em qualquer idade, mas é mais comum em pessoas de ambos os sexos entre 30 e 50 anos.
Ela normalmente surge após uma infecção pequena, como uma infecção pulmonar ou gastrointestinal. Na maioria das vezes, os sinais da infecção original desaparecem antes que surjam os sintomas da síndrome de Guillain-Barré.
A vacinação contra a gripe suína em 1976 pode ter provocado casos raros de síndrome de Guillain-Barré. Entretanto, as vacinas contra a gripe suína e a gripe normal usadas atualmente não provocaram mais casos da doença.
A síndrome de Guillain-Barré danifica partes dos nervos. O dano nervoso provoca formigamento, fraqueza muscular e paralisia. A síndrome de Guillain-Barré afeta mais frequentemente o revestimento do nervo (bainha de mielina). Essa lesão é chamada de desmielinização e faz com que os sinais nervosos se propaguem mais lentamente. O dano a outras partes do nervo pode fazer com que o nervo deixe de funcionar completamente. Existe tratamento para esta doença.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário