Situação Atual: a mortalidade materna é uma das mais graves violações dos direitos humanos das mulheres,por ser uma "tragédia evitável" em 92 por cento dos casos,e pode ocorrer principalmente nos países em desenvolvimento.
O Conceito Básico é: Morte Materna é a morte de uma mulher durante a gestação ou até 42 dias após o término da gestação,independentemente da duração ou localização da gravidez.
Existem muitos tipos de causas,dentre elas,estão:
Morte Materna Obstétrica-ocorre por complicações obstétricas durante a gravidez,parto ou puerpério,devido a intervenções ou omissões,e tratamentos incorretos.
Morte Materna não Obstétrica-quando resulta de causas incidentais ou acidentais não relacionadas à gravidez e seu manejo.Chamada por alguns autores de Morte Não Relacionada
Morte Materna Tardia-acontece devido a causas obstétricas diretas ou indiretas,e ocorre num período superior a 42 dias e inferior a um ano após o fim da gravidez.
Morte Materna Declarada: quando as informações são declaradas,registradas na declaração de óbito.
Morte Materna não Declarada: a morte considerada como não declarada quando as informações registradas na Declaração de Óbito não permitem classificar o óbito como materno.
Morte Materna Presumível ou Mascarada:
é considerada morte materna "mascarada" é aquela cuja causa básica é relacionada com o estado gravídico-puerperal,não consta na D.O.por falhas no preenchimento.Causas de morte que ocultam o estado gestacional são chamadas de máscaras,daí a expressão "morte materna mascarada".
Fonte: Manual dos Comitês de MORTALIDADE MATERNA-Ministério da Saúde.
Departamento de Ações Programáticas Estratégicas.

Nenhum comentário:
Postar um comentário